O Programa de Transplante de Medula Óssea Pediátrico da BP é voltado a pacientes pediátricos, dedicado à realização desse procedimento baseado na completa renovação da medula óssea, indicado para o tratamento de doenças que afetam a medula e as células do sangue, como alguns tipos de leucemia, síndrome de falência medular (aplasia medular), anemia falciforme, talassemia e imunodeficiência adquirida ou congênita (o bebê já nasce o problema).
O processo envolve a eliminação da medula do paciente por meio de quimioterapia e, às vezes, quimioterapia combinada com radioterapia e, depois, o transplante de células da medula óssea (células-tronco) sadias de doadores (transplante alogênico).
O transplante de medula óssea também é indicado quando o tratamento do câncer infantil por quimioterapia e radioterapia acaba provocando lesões ou destruindo a medula, o que pode ocorrer no enfrentamento de tumores cerebrais (neuroblastomas), lesões nos gânglios e tumor ocular (retinoblastomas), entre outros. Nesses casos, é indicado o transplante autólogo (que usa células do próprio paciente). Antes dos procedimentos oncológicos, uma quantidade de células da medula da criança é coletada e congelada. Depois que o câncer foi combatido, essas células são devolvidas para o organismo do paciente para que se multipliquem, refazendo toda a estrutura medular.
Na BP, realizamos todos os tipos de transplante de medula óssea:
A quem se destina
Nosso programa atende desde recém-nascidos com imunodeficiências congênitas até crianças e adolescentes (até 18 anos) que necessitem de qualquer tipo de transplante de medula óssea.
Como o serviço funciona
Contamos com um setor exclusivo para cuidar do paciente pediátrico antes e depois do transplante de medula óssea.
Nossos diferenciais
Nosso Programa de Transplante de Medula Óssea Pediátrico reúne o que há de mais moderno, seguro e efetivo para garantir o cuidado integral do paciente e familiares.
Muitas vezes, a atuação da nossa rede de cuidados começa antes da internação do paciente. A equipe administrativa, por exemplo, está pronta para ajudar na resolução de problemas práticos como o gerenciamento da busca de um doador junto ao Redome, a identificação de locais para hospedagem de familiares que não moram em São Paulo e o contato com as operadoras de planos de saúde para liberação de medicações. Uma vez na BP o paciente e o acompanhante contam com o suporte de uma enfermeira navegadora, que os acompanha e facilita o acesso aos diferentes setores dentro da instituição.
Com reconhecida competência técnica e científica, nossa equipe médica é formada por renomados pediatras, oncologistas, hematologistas e especialistas em transplante de medula óssea pediátrico. Inclui, ainda, um paliativista, médico especializado no controle da dor e cuidados para garantir as melhores condições de conforto e bem-estar aos bebês, crianças e adolescentes durante todo o ciclo do tratamento. Trata-se de um diferencial importante, já que, além do longo período de internação, os pacientes precisam de suporte para lidar com os efeitos adversos associados ao tratamento.
Diferentemente de boa parte dos outros serviços, a equipe médica do programa da BP atua com dedicação exclusiva, o que se traduz em mais segurança, mais proximidade com os especialistas e agilidade para resolução de eventuais problemas e intercorrências médicas.
Nossos pacientes e acompanhantes ficam em uma confortável e segura área de internação dedicada ao programa. Ela conta com sistema de filtragem de ar com pressão positiva, capaz de barrar 99,99% das impurezas e microrganismos. Dessa forma, pacientes e acompanhantes não precisam ficar confinados nos quartos. São comuns os passeios até os janelões da nossa unidade, que dão vistas para a cidade e acesso à iluminação natural, que sempre agrega pontos positivos para o bem-estar.
Todos os pacientes são acompanhados 24 horas pela equipe de Enfermagem, que monitora em tempo real sinais vitais como batimento cardíaco e oxigenação, por meio de dispositivos com conexão Wi-Fi. O atendimento é feito por enfermeiras e enfermeiros especializados no cuidado de pacientes submetidos a transplante de medula óssea.
A segurança medicamentosa, essencial para esses pacientes, que recebem durante a internação um volume considerável de vários tipos de remédios, é fortalecida pela vigilante atuação do serviço de Farmácia, com farmacêuticos clínicos que revisam diariamente todas as prescrições a fim de afastar a possibilidade de interações de medicamentos e promover ajustes seguros das doses.
Somos também uma das poucas instituições do País que realiza radioterapia e exames diagnósticos como coleta de líquor em crianças muito pequenas.
Durante a internação, nossos pacientes contam com o apoio de uma equipe multiprofissional dedicada a minimizar os impactos do tratamento. Nosso grupo de pedagogos, por exemplo, ajuda na continuidade dos estudos, ocupando-se muitas vezes de fazer a intermediação com a escola para que os conteúdos didáticos possam ser repassados durante esse período.
Atividades físicas são estimuladas por nossos fisioterapeutas, que oferecem suporte especializado, inclusive em uma academia instalada dentro da nossa unidade. A programação de atividades para pacientes e acompanhantes é planejada e executada por profissionais habilitados em terapia ocupacional, comprometidos em tornar a estadia mais leve e divertida.
Contamos ainda com uma equipe de odontologia que, entre outras atividades, garante a higiene oral por meio de aplicação de Laser, o que ajuda a prevenir ou diminuir a formação de feridas provocadas pelos quimioterápicos.
Cobertura
Nosso Programa de Transplante de Medula Óssea Pediátrico tem a cobertura de diversos convênios médicos e também pacientes particulares.