Endereço:
Rua Maestro Cardim, 769CEP: 01323-001 | Bela Vista
São Paulo - SP
Endereço:
R. Martiniano de Carvalho, 965CEP: 01323-001 | Bela Vista
São Paulo - SP
Endereço:
Rua Maestro Cardim, 769CEP: 01323-001 | Bela Vista
São Paulo - SP
Endereço:
R. Martiniano de Carvalho, 965CEP: 01323-001 | Bela Vista
São Paulo - SP
Endereço:
R. Colômbia, 332CEP: 01438-000 | Jardim Paulista, São Paulo - SP
O Projeto QualiGuia envolve a capacitação de profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e dentistas, entre outros) que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) do Sistema Único de Saúde (SUS) para uma adequada orientação nutricional às pessoas atendidas. O objetivo é estimulá-los e habilitá-los para incorporar à sua rotina de trabalho os Protocolos de Uso do Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB). O projeto pretende capacitar aproximadamente 1.000 profissionais em 64 municípios de até 30 mil habitantes de todo Brasil.
Lançado pelo Ministério da Saúde em 2014, o GAPB é considerado um documento estratégico, sendo utilizado como base técnica e científica para apoiar e incentivar práticas alimentares saudáveis tanto no âmbito individual como coletivo. Segundo estudiosos, a incorporação das diretrizes do GAPB pelos profissionais do SUS nas práticas de cuidado é fundamental para a promoção da alimentação adequada e saudável no Brasil, contribuindo para prevenir doenças e melhorar o controle de enfermidades crônicas. No entanto, muitos desses profissionais, particularmente os que não têm formação na área de alimentação e nutrição, ainda desconhecem esse importante instrumento.
Elaborados pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP), junto com o Ministério da Saúde e a Organização Panamericana da Saúde (Opas), os Protocolos de Uso do Guia Alimentar servem justamente para apoiar os profissionais de saúde na adoção das diretrizes e recomendações do GAPB.
Além do curso de qualificação profissional, o projeto oferece aos gestores das secretarias de saúde dos municípios participantes suporte para traçar um diagnóstico sobre o grau de conhecimento e utilização do Guia Alimentar nas suas cidades e a planejar estratégias para implantação e acompanhamento do curso.
O projeto Qualiguia poderá servir de base para que experiências similares sejam replicadas em outras unidades da APS do SUS. Além disso, gerará documentos e dados que poderão ser explorados academicamente e na gestão e aplicação de políticas públicas.
Criado e executado a partir de uma parceria entre BP, Ministério da Saúde e Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP), o QualiGuia está alinhado à Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS).
As atividades do projeto estão organizadas em quatro eixos:
Eixo 1 – Qualificação Profissional
Eixo 2 – Apoio à Gestão
Eixo 3 – Avaliação
Eixo 4 – Disseminação e produção científica
O projeto QualiGuia foi aprovado pelo Ministério da Saúde 14 de junho de 2022, quando também foi dado início às suas atividades. O curso começou a ser ministrado em janeiro de 2023, e a finalização do projeto ocorre em dezembro desse mesmo ano.