Publicado em 18 de outubro de 2018
Atualizado em 18 de outubro de 2018
O Watson, plataforma de inteligência artificial da IBM, foi utilizado para ampliar o potencial das informações apuradas no prontuário eletrônico dos clientes internados, especialmente os diagnósticos associados, proporcionando uma gama maior de indicadores que permitirão melhorias na gestão, planejamento e atendimento em nossos três hospitais.
A evolução clínica dos clientes internados é registrada no prontuário eletrônico em forma de texto descritivo e, após a alta do cliente, uma equipe técnica faz a análise das informações inseridas a fim de levantar todos os diagnósticos associados, gerando informações que são usados para a melhoria do atendimento ao cliente.
“Com a incorporação da inteligência artificial nesse processo, a própria plataforma sugere os diagnósticos associados com base nas informações registradas e os médicos terão a oportunidade de confirmar esses diagnósticos ainda durante o processo de registro da evolução clínica do cliente, garantindo um prontuário ainda mais completo e gerando informações importantes para uma melhor tomada de decisão de toda a equipe assistencial”, explica Luiz Eduardo Loureiro Bettarello, superintendente-executivo Médico e de Desenvolvimento Técnico da BP.
Além de proporcionar prontuários eletrônicos mais completos, a adoção da inteligência artificial no processo de apuração dos diagnósticos associados contribuirá para que os profissionais da instituição tenham acesso a indicadores epidemiológicos que poderão ser utilizados para pesquisas e trabalhos científicos, proporcionando ganhos na produção científica da instituição e impactando positivamente todo o sistema de saúde.
Inovação e tecnologia
“Esse projeto é mais uma iniciativa de inovação da BP e também contribui para a certificação de instituição totalmente digital. Atualmente, todos os hospitais da BP estão certificados com o nível 6 (de um total de 7) do Eletronic Medical Record Adoption Model (EMRAM), modelo de adoção de prontuário eletrônico da Healthcare Information and Management System Society (HIMSS). Com a incorporação da inteligência artificial, novos horizontes se abrem para a nossa instituição e passa a ser natural a incorporação de soluções que realmente façam sentido no nosso dia a dia e tragam melhoria no atendimento prestado e ganho real para nossos clientes”, afirma Lílian Quintal Hoffmann, superintendente-executiva de Tecnologia de Informação da BP.
Projetos como esse também são relevantes para o setor da Saúde porque atendem demandas e desafios cada vez mais frequentes no cotidiano dos gestores. “A área da Saúde vive uma necessidade de aprimoramento e a tecnologia tem papel fundamental para a eficiência, desburocratização e agilidade do ponto de vista clínico e operacional”, conclui Denise Santos, nossa CEO.
Premiação
O case sobre o uso da inteligência artificial na BP conquistou o primeiro lugar na categoria Saúde do prêmio 100+ Inovadoras no Uso de TI com A instituição ficou em 14º lugar no ranking geral das 100 melhores empresas, que concorreram em 20 categorias. O prêmio é organizado pelo Grupo Mídia e a cerimônia de premiação ocorreu no Transamerica Expo Center, no dia 17 de outubro.
“A BP está em constante busca de iniciativas de inovação que possam agregar novas possibilidades ao nosso negócio. Com o uso da inteligência artificial, horizontes se abrem para a nossa instituição, trazendo novas soluções que promovem melhoria no atendimento prestado e ganho real para nossos clientes. A tecnologia tem contribuído para um ritmo bastante dinâmico na BP”, comenta Lílian.
Todos os cases inscritos foram avaliados pela PricewaterhouseCoopers (PwC), uma das maiores empresas de consultoria do mundo, e por especialistas do mercado, considerando o efeito do uso da tecnologia para a inovação dos negócios de empresas de 15 estados do Brasil.