Publicado em 17 de janeiro de 2019
Atualizado em 17 de janeiro de 2019
Segundo previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos de câncer em todo o mundo devem aumentar 70% até 2038. Como forma de combater a doença, o modelo de cancer center se consolida para promover inovação e oferecer o tratamento mais adequado de acordo com o perfil de cada paciente.
“Trata-se de um modelo de cuidado bastante eficiente porque, além de ter foco no paciente, integra diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa da doença em um único local, com toda a infraestrutura necessária. Os resultados são muito melhores porque, além da rapidez, existe a assistência integrada de equipes multidisciplinares à disposição do paciente”, explica Antonio Carlos Buzaid, diretor médico geral do Centro Oncológico da BP.
Além do arsenal de tratamentos disponíveis, o modelo de cancer center também favorece a adoção de novas opções de tratamento, muitas vezes em caráter experimental. As pesquisas científicas, que geralmente recebem a atuação relevante de diversos cancer center ao redor do mundo, acabam implementando novos protocolos e tratamentos para os diferentes tipos de câncer. “No Centro Oncológico da BP temos estudos clínicos globais focados no desenvolvimento de terapias inovadoras para combater a doença. Fazemos constante uso da Ciência para a promoção da Saúde”, explica o oncologista.
Discussão de casos
No modelo de cancer center, os especialistas oferecem tratamentos personalizados que atendem as características e necessidades de cada pessoa, garantindo mais segurança e efetividade na luta contra a doença. As equipes multidisciplinares promovem fóruns de discussão de casos, conhecidos como tumor boards, que encontram em conjunto os tratamentos mais eficientes de acordo com o perfil molecular e do sistema imunológico de cada paciente.
“No Centro Oncológico da BP, os tumor boards são diários e, além dos médicos, participam enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, dentistas e nutricionistas, entre outros profissionais. Eles trocam informações e atuam de forma conjunta para definir a melhor estratégia de tratamento. Isso faz toda a diferença na abordagem da doença, já que em até duas semanas o paciente recebe o plano de cuidado completo, garantindo a rapidez necessária na jornada contra o câncer”, ressalta Antonio Carlos Buzaid.
O Centro Oncológico da BP foi estruturado, desde o início das suas atividades, no modelo de cancer center. Um grande diferencial é a atuação em conjunto dos cirurgiões e dos demais profissionais que participam do cuidado, inclusive, nos tumor boards. Outro diferencial do Centro Oncológico da BP é a área de Hematologia, que realiza transplantes de medula óssea autólogos (com as próprias células-tronco do paciente) e alogênicos (com células tronco doadas).
Na BP, os oncologistas clínicos utilizam os mais modernos tratamentos disponíveis, incluindo a imunoterapia para atacar as células tumorais, a oncogenética, que avalia a predisposição a síndromes hereditárias, e a terapia-alvo para identificar a alteração molecular das células e prescrever medicamentos específicos. Os radioterapeutas, por sua vez, contam com as versões mais modernas dos aceleradores lineares, que são os equipamentos utilizados para as sessões de radioterapia. Com eles, é possível poupar o tecido sadio, direcionando o tratamento apenas para o tumor e diminuindo efeitos colaterais.
Todos esses diferenciais se traduzem num tratamento absolutamente personalizado e numa melhor qualidade de vida para os pacientes, além de maiores chances de cura da doença.