Notícias

Case da McCann Health Brazil para a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo é premiado no Effie Latin America 2019

O trabalho Dados do Coração atrelou o uso de dados e criatividade para reconduzir à instituição pacientes cardiopatas que estavam negligenciando a própria saúde

Publicado em 7 de novembro de 2019
Atualizado em 7 de novembro de 2019

Como abordar pacientes cardiopatas para mostrar outras portas de entrada de uma instituição de saúde, contribuindo para uma maior adesão ao cuidado com a própria saúde? Essa foi a pergunta que norteou o trabalho da McCann Health Brazil para a BP - Beneficência Portuguesa de São Paulo, depois de ter sido identificado um número expressivo de pacientes com algum comprometimento cardiovascular diagnosticado no ambulatório, pronto-socorro ou nas demais portas de entrada da instituição. Em uma ação que uniu uso de dados e criatividade, chegou-se ao Dados do Coração, trabalho que acaba de ser premiado com Bronze no Effie Latin America 2019, na categoria Programática. 

A ideia foi desenvolvida em um trabalho que integrou dados fornecidos pela própria instituição a uma abordagem humanizada, criando clusters para falar diretamente com determinados grupos de pacientes que poderiam continuar com o cuidado de forma integral dentro da instituição. Junto com a BP, a McCann Health Brazil usou data science para cruzar resultados de exames, pessoas com cardiopatias de nível moderado a grave e aplicar, a partir de esforços de mídia programática, uma estratégia de comunicação digital e segmentada.

A entrega dos conteúdos personalizados ocorreu por meio da leitura dos hábitos de interação de cada paciente com a campanha. "Procuramos mostrar a preocupação que temos em atendê-los, a qualidade do nosso corpo clínico e dos demais profissionais de saúde, dos equipamentos de última geração e do amplo quadro de serviços, além de alertá-los para a importância do tratamento e do cuidado integral com a própria saúde", explica Roberta Dovtartas Landucci, gerente-executiva de Marketing da BP.

“Este é o resultado de um trabalho integrado que a McCann Health Brazil se propõe a fazer, sempre em parceria com os nossos clientes, tendo como objetivo impactar favoravelmente o negócio, que por sua vez impacta favoravelmente a vida das pessoas”, destaca Saturnino Izquierdo, vice-presidente executivo da McCann Health LATAM. "Hoje, usamos os dados intensamente em nossos trabalhos", comenta João Consorte, CEO da McCann Health Brazil, que se diz muito feliz com a conquista. "O trabalho resultou em mais de 60% dos pacientes impactados retornando para marcar consultas na BP e seguir com o acompanhamento de suas condições de saúde", comenta ele. "O reconhecimento por uma premiação como o Effie, que mede eficiência de fato, é realmente uma grande satisfação, ainda mais porque em um trabalho como esse resultado se traduz em salvar vidas”, conclui Fernanda Galvão, CSO da McCann Health Brazil.

Ficha técnica

Cliente: BP - Beneficência Portuguesa de São Paulo

Agência: McCann Health Brazil

CEO: João Consorte

CSO: Fernanda Galvão

Direção de Criação: Bruno Abner

Criação: Bruno Abner, Alessandra Gomes, Enrico Madrulha, Nathalia Toledo, Thalita Barbosa

Atendimento: Camila Baptistella, Emily Oliveira, Sabrina Bevilacqua

Planejamento: Leandro Schoechet, Vanessa Rondine

Digital: Adriano Botter

Growth: Thiago Ferreira

Mídia: Rafaela Teixeira

Aprovação cliente: Roberta Dovtartas Landucci, Graziela Gomes, Victor Correia, Luciana Palla, Priscilla Ataide, Rodrigo Parreiras