Publicado em 7 de novembro de 2019
Atualizado em 7 de novembro de 2019
Como abordar pacientes cardiopatas para mostrar outras portas de entrada de uma instituição de saúde, contribuindo para uma maior adesão ao cuidado com a própria saúde? Essa foi a pergunta que norteou o trabalho da McCann Health Brazil para a BP - Beneficência Portuguesa de São Paulo, depois de ter sido identificado um número expressivo de pacientes com algum comprometimento cardiovascular diagnosticado no ambulatório, pronto-socorro ou nas demais portas de entrada da instituição. Em uma ação que uniu uso de dados e criatividade, chegou-se ao Dados do Coração, trabalho que acaba de ser premiado com Bronze no Effie Latin America 2019, na categoria Programática.
A ideia foi desenvolvida em um trabalho que integrou dados fornecidos pela própria instituição a uma abordagem humanizada, criando clusters para falar diretamente com determinados grupos de pacientes que poderiam continuar com o cuidado de forma integral dentro da instituição. Junto com a BP, a McCann Health Brazil usou data science para cruzar resultados de exames, pessoas com cardiopatias de nível moderado a grave e aplicar, a partir de esforços de mídia programática, uma estratégia de comunicação digital e segmentada.
A entrega dos conteúdos personalizados ocorreu por meio da leitura dos hábitos de interação de cada paciente com a campanha. "Procuramos mostrar a preocupação que temos em atendê-los, a qualidade do nosso corpo clínico e dos demais profissionais de saúde, dos equipamentos de última geração e do amplo quadro de serviços, além de alertá-los para a importância do tratamento e do cuidado integral com a própria saúde", explica Roberta Dovtartas Landucci, gerente-executiva de Marketing da BP.
“Este é o resultado de um trabalho integrado que a McCann Health Brazil se propõe a fazer, sempre em parceria com os nossos clientes, tendo como objetivo impactar favoravelmente o negócio, que por sua vez impacta favoravelmente a vida das pessoas”, destaca Saturnino Izquierdo, vice-presidente executivo da McCann Health LATAM. "Hoje, usamos os dados intensamente em nossos trabalhos", comenta João Consorte, CEO da McCann Health Brazil, que se diz muito feliz com a conquista. "O trabalho resultou em mais de 60% dos pacientes impactados retornando para marcar consultas na BP e seguir com o acompanhamento de suas condições de saúde", comenta ele. "O reconhecimento por uma premiação como o Effie, que mede eficiência de fato, é realmente uma grande satisfação, ainda mais porque em um trabalho como esse resultado se traduz em salvar vidas”, conclui Fernanda Galvão, CSO da McCann Health Brazil.
Ficha técnica
Cliente: BP - Beneficência Portuguesa de São Paulo
Agência: McCann Health Brazil
CEO: João Consorte
CSO: Fernanda Galvão
Direção de Criação: Bruno Abner
Criação: Bruno Abner, Alessandra Gomes, Enrico Madrulha, Nathalia Toledo, Thalita Barbosa
Atendimento: Camila Baptistella, Emily Oliveira, Sabrina Bevilacqua
Planejamento: Leandro Schoechet, Vanessa Rondine
Digital: Adriano Botter
Growth: Thiago Ferreira
Mídia: Rafaela Teixeira
Aprovação cliente: Roberta Dovtartas Landucci, Graziela Gomes, Victor Correia, Luciana Palla, Priscilla Ataide, Rodrigo Parreiras