A prática de esportes e outras atividades físicas, estimula a produção de endorfina, aliviando tensões e diminuindo o estresse, o mau humor e a ansiedade.
Ter momentos de prazer com familiares e amigos, dormir bem, ir ao cinema, passear em um parque, por exemplo, são atividades que nos levam a uma boa qualidade de vida, e nos auxiliam estimulando nossa motivação em realizar as atividades rotineiras e exigentes do dia a dia.
Criar microintervalos ajuda a quebrar a monotonia durante a realização de uma tarefa que provoque desgaste físico ou mental. Vale parar assistir um pequeno vídeo, tomar um café ou se alongar. Essas pausas ajudam na concentração e na postura.
Contemplar é prestar a atenção, observar detalhes, admirar, sem pressa ou velocidade. Durante a contemplação, a mente se esvazia, já que toda a atenção está sendo voltada aos detalhes do objeto ou da paisagem contemplada.
A meditação direciona a atenção para o nosso corpo ou para o ambiente que nos rodeia, auxiliando na concentração e foco no presente, ampliando a criatividade. Além disso, diminui o cortisol (hormônio do estresse), fortalecendo o sistema imunológico.